X

PRECISA DE AJUDA?

A Pereira entra em contato com você.

LOGIN
Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata - Notícias

NOTÍCIAS

Novembro Azul: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

Novembro é o mês em que o mundo se une em prol da luta contra o câncer de próstata. E 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate à doença. Todas essas datas são muito importantes, pois os números relevam que o assunto precisa ser debatido.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens e a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. 

Incapacidade para o trabalho e auxílio-doença

Qualquer tipo de câncer pode ser incapacitante, especialmente em razão de tratamentos como quimioterapia, que são agressivos e podem deixar o paciente debilitado, sem condições de seguir trabalhando. 

Nestes casos, o segurado da Previdência pode ter direito ao auxílio-doença se houver necessidade de afastamento das atividades por mais de 15 dias. E não é preciso cumprir carência, pois o câncer está na lista de doenças graves que não exige o período mínimo como segurado. 

Prevenção 

Recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção precoce pode salvar vidas.

Com informações do Instituto Oncoguia
 

VOLTAR