X

PRECISA DE AJUDA?

A Pereira entra em contato com você.

LOGIN
AIDS está na lista de doenças que dispensam carência para dar direito a auxílio-doença - Notícias

NOTÍCIAS

AIDS está na lista de doenças que dispensam carência para dar direito a auxílio-doença

O auxílio-doença é um benefício previdenciário concedido a segurados que ficarem incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias. Para ter direito, é necessário ser filiado ao INSS e respeitar uma carência de 12 meses. No entanto, algumas doenças graves são exceção a essa regra e não exigem o período mínimo de contribuições. É o caso da AIDS. 

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV e afeta o sistema imunológico, tornando o organismo vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves. Os sintomas incluem indisposição e fadiga. 

Como a doença é transmitida?
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso é importante o uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Auxílio-doença
Como a doença afeta o sistema imunológico, deixando a pessoa menos resistente a uma série de doenças, o segurado com AIDS pode ficar temporariamente incapacitado para o trabalho. Se a incapacidade durar mais de 15 dias, é possível ter direito ao auxílio-doença. Se este é o seu caso, procure um advogado de sua confiança e esclareça as suas dúvidas.
 

VOLTAR