LOGIN
Incapacidade temporária e permanente: benefícios garantidos - Notícias

NOTÍCIAS

Incapacidade temporária e permanente: benefícios garantidos

Os benefícios por incapacidade estão entre os mais concedidos pelo INSS. São devidos aos segurados acometidos por doença ou problemas de saúde, sem condições de exercer suas atividades no trabalho. E é a gravidade da incapacidade que determinará a duração do benefício e se ele será temporário ou permanente. 

Incapacidade temporária
Como já diz o nome, incapacidade temporária é quando o trabalhador necessita ficar afastado da empresa até que tenha condições de saúde para desempenhar novamente suas funções. Para estes casos, pode ser concedido o auxílio-doença ou o auxílio-doença acidentário, desde que haja necessidade de afastamento por mais de 15 dias e cumpridos os demais requisitos que dão direito a cada benefício.

Incapacidade permanente
Quando o segurado não tem mais condições de retornar às suas atividades, ele tem uma incapacidade permanente. Dentro da incapacidade permanente, é possível citar a incapacidade parcial, que deixa sequelas que limitam o desempenho da atividade atual do segurado, e a incapacidade total, que deixa o cidadão incapacitado para qualquer atividade, não sendo possível sua reabilitação para outras áreas de trabalho.

Quando a incapacidade permanente é parcial, o segurado pode receber o auxílio-acidente. Este benefício não impede que o cidadão continue trabalhando, e sim serve como complemento à renda, em razão da diminuição permanente da sua capacidade para o trabalho.

Já quando o segurado não tem condições de retornar ao mercado de trabalho, tanto em sua função como em qualquer outra área, ele tem uma incapacidade permanente total. Nestes casos, é possível ter direito à aposentadoria por invalidez

Para todas estas situações, a orientação de um advogado especialista em Direito Previdenciário é fundamental. Nem todos os pedidos são concedidos pela via administrativa e será necessário que o segurado busque os seus direitos na Justiça. 

 

VOLTAR