LOGIN
Sócia do escritório debate Reforma da Previdência na Rádio Guaíba - Notícias

NOTÍCIAS

Sócia do escritório debate Reforma da Previdência na Rádio Guaíba

Com o texto-base da Reforma da Previdência aprovado pela Câmara dos Deputados, o assunto segue em pauta. E foi para debater este tema que a advogada Maria Isabel Pereira da Costa, sócia do escritório Pereira da Costa Advogados, participou recentemente do programa Contraponto, da Rádio Guaíba, representando o IARGS, Instituto do qual é diretora-financeira, e também a Anamages. 

Na edição, Maria Isabel criticou principalmente as mudanças aprovadas para aposentadoria especial por insalubridade. Além da contribuição de 15, 20 ou 25 anos em atividade especial, que já é prevista em lei atualmente, a PEC 6/2019 criou uma idade mínima para estes benefícios. “Imagine alguém que comece a trabalhar com 20 anos em uma atividade insalubre. Essa pessoa cumpre os 25 anos de contribuição na atividade, mas, pelas novas regras, teria que completar, ainda, 60 anos de idade para poder se aposentar. Ou seja, esse trabalhador terá que trabalhar por mais 15 anos em uma atividade prejudicial à saúde”, ponderou a advogada.

Ao final do programa Contraponto, Maria Isabel Pereira da Costa fez um apelo à população para que reflita sobre a Reforma da Previdência de forma técnica. “É preciso deixar de lado a visão política, independentemente da escolha de cada um nas últimas eleições. O cidadão precisa ter um olhar mais crítico sobre a Reforma, avaliar como ela poderá lhe afetar”, ressaltou.

Ainda foram debatidos na edição as justificativas de corte de privilégios e o déficit da Previdência, usadas pelo governo para defender a Reforma, e também o sistema de capitalização. 
 

VOLTAR