LOGIN
Perícia por similaridade: Recurso para aposentadoria especial - Notícias

NOTÍCIAS

Perícia por similaridade: Recurso para aposentadoria especial

No momento de solicitar a aposentadoria especial, muitos trabalhadores se deparam com uma preocupante realidade: a empresa em que trabalhou há alguns anos não existe mais.

Então, como comprovar o trabalho exposto a agentes nocivos?

Um recurso para comprovar a exposição é a “perícia por similaridade”, também conhecida como “perícia indireta”. É um recurso realizado quando a empresa que o segurado trabalhou está inativa, sem representante legal e não existirem laudos técnicos ou formulários que possam comprovar condições de insalubridade para o reconhecimento de tempo especial de serviço para a aposentadoria.

Nesses casos, o laudo técnico é produzido por uma empresa similar à que o segurado trabalhou, sendo possível comprovar as condições de trabalho e garantir que o trabalhador consiga receber o seu benefício com o reconhecimento dos períodos trabalhados de forma especial.

Mas atenção! O recurso da perícia por similaridade normalmente é realizado quando o segurado entra na Justiça para buscar o benefício, devido ao INSS não reconhecer o seu serviço em atividade especial.

Se você teve a sua aposentadoria especial negada porque sua empresa está inativa ou por não conseguir comprovar o trabalho exposto a agentes nocivos, procure um advogado de sua confiança, especialista em direito previdenciário.
 

VOLTAR