X

PRECISA DE AJUDA?

A Pereira entra em contato com você.

LOGIN
Pensão por Morte: dependentes podem ter direito se segurado estava em período de graça - Notícias

NOTÍCIAS

Pensão por Morte: dependentes podem ter direito se segurado estava em período de graça

Recentemente, publicamos aqui no site uma matéria que falava sobre o chamado período de graça, no qual se pode manter a qualidade de segurado mesmo sem contribuir à Previdência. Tal medida permite que o segurado siga tendo direito a benefícios previdenciários por determinado período. E essas garantias se estendem também aos seus dependentes, como, por exemplo, a pensão por morte. 

Se na data do óbito o segurado estava em período de graça, seus dependentes terão direito ao benefício. Como a duração varia conforme muitas situações, é importante que os familiares que têm dúvida busquem um advogado especialista em Direito Previdenciário para informar se a pensão será realmente devida. Caso não seja concedido pelo INSS, o benefício pode ser garantido na justiça. 

Relembre quem pode ser considerado dependente

Entre as pessoas que se enquadram nesta categoria estão o cônjuge do segurado (casamento ou união estável) e filho menor de 21 anos ou inválido. Também pode ter direito os irmãos ou pais do segurado, mas somente se este não tiver filhos ou companheiro (a) como dependentes. 
 

VOLTAR