LOGIN
Verdades ou Mentiras? Alguns pontos sobre Previdência Social - Notícias

NOTÍCIAS

Verdades ou Mentiras? Alguns pontos sobre Previdência Social

Separamos algumas verdades e mentiras que tem sido compartilhadas sobre a previdência social neste período de crise. Faremos algumas postagens esclarecendo estes fatos. Acompanhe nossas redes sociais e não caia em Fake News.

FALSO- Suspensão da aposentadoria de idosos que estiverem na rua no momento da pandemia do coronavírus será suspensa.

Está circulando uma informação falsa de que o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir de hoje 20/03/2020 terá sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. O mesmo conteúdo inverídico, com uma suposta penalidade de suspensão da aposentadoria pelo prazo de 1 mês e em caso de reincidência por até 6 meses.

VERDADEIRO- Você vai usufruir menos tempo de sua aposentadoria.

Considerando a expectativa de vida, ainda que o Brasil alcance níveis altos de expectativa de vida, o brasileiro terá menos tempo de inatividade, trabalhando por mais tempo. Atualmente, 82% dos brasileiros trabalham entre os 14 e 59 anos de idade, havendo 18%, em média, que laboram além dos 60 anos de idade. Resta claro que iremos ter que trabalhar mais para se aposentar e iremos usufruir menos tempo da aposentadoria.

VERDADEIRO- Você receberá menos valor em aposentadoria.

Considerando o texto da reforma, a tendência é que as aposentadorias se concentrem no valor de 1 a 2 salários mínimos. Para que se obtenha valores maiores, além de contribuir mais, precisará se recolher por mais tempo. Em razão disso, considerando as atuais dificuldades do mercado de trabalho, é bem provável que muitos não conseguirão obter 100% do valor de benefício, aumentando a parcela da população que se aposenta com valor entre 1 a 2 salários mínimos.

VOLTAR